domingo, 29 de novembro de 2009

Cinema político


Pois é. "Lula, o filho do Brasil" começa a aparecer. Com a pretensão de ser o novo "Dois filhos de Francisco", o filme conta a trajetória do nosso presidente pelo ponto de vista de sua mãe. Se ficou um típico filme de Fábio Barreto ("Bella Donna", "A paixão de Jacobina"), ainda não se sabe, embora já haja alguns comentários de que o diretor não perdeu seu toque autoral. Enfim...
Mas "Lula..." é a primeira cine-biografia de um político brasileiro em muito tempo. Uma tradição em outros países, como EUA, este tipo de filme no Brasil era restrito a documentários até agora. O último projeto do gênero no terreno da ficção foi, se não engano, "Indepedência ou Morte", com Tarcísio Meira como D. Pedro I, nos anos 70.
Bom... com Lula puxando o bonde, quais outros políticos poderemos ver representados nos próximos anos? Aqui vão algumas sugestões:

- CoLLor, o filho da (...) do Brasil: história do ex-presidente que veio para renovar o país, mas, devido a paranóia e acusações de abuso de poder, cai em desgraça.
Direção: José Padilha
Estrelando: Wagner Moura como Collor
Slogan: "Você sabe quem é esse homem. Mas tem raiva da sua história."

- Itamar, o mineirinho do Brasil: após a queda de seu patrão, um homem quieto precisa mostrar seu valor e reeguer um país à beira do colapso. Mas ele precisa lidar com seus demônios, representados na figura de uma bela mulher com pouco decoro, o nascimento de um filho inesperado, o Real, e seu amor por Fuscas.
Direção: Hélvecio Ratton
Estrelando: Flavio Migliaccio como Itamar
Slogan: "Você sabe quem é esse homem. Não sabe? Se lembra de 1995?"

- FHC, o passageiro do Brasil: um intelectual assume o controle de um país e decide que sua salvação está em na abertura de portos para o mundo. Mas estará vendendo a alma de sua nação ou a preparando para o futuro? Enquanto viaja pelo planeta em busca de respostas e empréstimos, luta para conseguir mais tempo (4 anos), se livrar da angústia da oposição e alcançar a redenção neo-liberal. O elenco já assinou para a sequencia.
Direção: Fernando Meirelles
Estrelando: Rodrigo Santoro como FHC (Warren Beatty, Jack Nicholson e Tom Hanks recusaram o papel) e Julianne Moore como Dona Ruth.
Slogan: "Você sabe qual foi o resultado das privatizações. Mas não conhece sua história."



Esta é uma pequena sátira sem intenção de desqualificar qualquer um dos envolvidos. Não me processem, sou jornalista e não tenho um centavo. A Primavera do Livros levou tudo!

Um comentário: