sábado, 28 de novembro de 2009

Alvorecer

Hoje, conversando com um amigo no almoço, pensamos: como seria "Crepúsculo" escrito por Phillip Roth? A trama a que chegamos é basicamente esta:

Em "Alvorecer do desejo", Judith Weinstein é uma jovem judia que se muda para o Brooklyn de 1950. Com desejos de se tornar uma escritora, ela se sente presa pelas tradições de sua família judia ortodoxa. Ela se isola do resto da comunidade, dividindo seu tempo entre seus textos, que mantém escondidos de seus pais, e masturbação. Ela se sente pressionada com a vontade de seus pais de casá-la com o filho do rabino, Jacob. De repente, uma família de refugiados do Leste Europeu se muda para seu prédio. Judith se sente fascinada pelos novos vizinhos, composta por artistas performáticos. Em particular, Edwin, um jovem escultor. Ela descobre que eles são, na verdade, vampiros e, pior, ciganos. Embora Judith deseje entrar para trupe e ser uma cigana e vampira, Edwin fica hesitante. Como membro de uma antiga ordem, ele não pode desonrar outras tradições milenares. No caso, morder o pescoço de Judith sem ela sentir dor. Por não se alimentar, Edwin sente os efeitos da decadência de seu corpo e reclama disso sem parar. Eles também precisam enfrentar o violento James, um americano com tendências neo-nazistas, e Jacob, que vira uma fera ao descobrir a paixão entre sua prometida e o recém-chegado. Enquanto isso, os personagens xingam Deus, a sociedade americana e a classe artística. A narrativa é recheada com românticas descrições fálicas, excitantes referências a Israel e delicadas descrições da lenta passagem para a outra vida.

Não percam a sequencia: Estrela nova


Em breve: "Crepúsculo" por Marguerite Duras. Nele, uma francesa e um estrangeiro vampiro se encontram e transam o tempo todo enquanto surgem suas diferenças culturais. Sem mordidas.


Dedicado a Mauro Siqueira, autor do livro "De vermes e outros animais rastejantes" (Ed. Multifoco).

2 comentários:

  1. Rapaz, eu não sei quanto aos demais frequentadores do blog, mas eu já estou aguardando o desenrolar da história adaptada do Crepúsculo e com o selo da Anta Editora. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. A Anta Editora fechou um contrato milionário com a autora Duras para sua versão de "Crepúsculo", "Entre os caninos". A escritora francesa deverá entregar os originais no Centro Espírita de Ipanema.

    ResponderExcluir