domingo, 18 de maio de 2014

Uma festa no inferno: Revendo o filme “The Doors”





O crítico de cinema Roger Ebert definiu o filme “The Doors” como uma comemoração infernal. Ao mesmo tempo em que reconheceu as qualidades técnicas da obra, incomodou-se bastante pela autodestruição retratada. Seu parceiro no programa televisivo “Siskel & Ebert”, Gene Siskel, também foi afetado pela atmosfera do filme, mas o defendeu em sua composição de uma época de descobertas, excessos e destruição simbolizada pela figura de Jim Morrisson. Mais de uma década após esta discussão e o lançamento, pode-se afirmar que o longa-metragem dirigido por Oliver Stone mantém intacto o clima carregado aliado a imagens fortes e hipnotizantes.
Revi um filme em uma sessão no Cine Joia, localizado em Copacabana. Assisti-lo em uma tela grande potencializa o impacto da obra. Apesar de possuir uma escala menor do que as produções épicas que Oliver Stone realizava no período, “The Doors” não é menos ambicioso. Alterna técnicas diversas de iluminação, enquadramento, movimentação e edição para criar um ambiente caótico de sonho/ pesadelo. O que incomodou tanto a  Ebert e me fascinou é a mão pesada que segura e não larga o espectador. “The Doors” almeja uma camada sensorial e chega perto de seu objetivo. São imagens fortes e belas, carregadas de significado. O tema da morte é presente em quase todas.
O Morrisson cinematográfico, mais do que um artista autodestrutivo, é um profeta apocalíptico, que promete a revelação em troca de sua alma. Embora seja o subtexto do filme e do personagem, há sequências que explicitam o tópico. A música pode ser um portal para o outro mundo, como a morte física. Se há algo que irrita as pessoas é ser lembrado de sua mortalidade.
Torna-se óbvio que não se trata de uma obra realista em qualquer momento, mesmo sendo baseada em história. Os fatos servem à arte, e são reconstruídos para se adequar à interpretação de Stone do que a música do grupo e a performance do vocalista significavam. Enquanto a construção cênica é de uma psicodelia hiper-realista, Stone optou por um roteiro e direção de atores realista.
A escalação é feita com atores competentes e que se assemelham às personalidades reais e a trama segue uma ordem cronológica. Se por um lado é uma opção que evita que o filme alcance o estado sensorial que ambiciona, também permite uma aceitação de um público mais tradicional e abre caminho para destacar o protagonista em meio à “normalidade” da trama e das atuações.
O desempenho de Val Kilmer, chamado de “espírita” por alguns, é a ponte entre a encenação surreal e o palco da realidade. Ao optar por uma incorporação no lugar de uma interpretação, Kilmer atinge o raro equilíbrio entre atuar e “ser” o personagem. É uma decisão que poderia dar errado, e desviar para uma caricatura ou um esforço fútil. O ator consegue atingir uma fusão entre si e o personagem, fato que se torna mais admirável por se tratar de alguém que existiu e que foi registrado em gravações. Assim, é possível aceitar “The Doors” como um estudo sobre o mundo reconstruído através da arte, alterando padrões sociais e comportamentais através de uma ação agressiva e sugestiva do artista.
Morrisson foi comparado a seu ídolo, Arthur Rimbaud, que também viveu uma juventude intensa e forte em criação. “The Doors” não é uma temporada no inferno, mas uma festa, com começo e hora para terminar. É um filme que resistiu bem como um retrato pessoal de um momento histórico, um musical ousado e uma crônica filosófica sobre um homem que possuía grandeza, mas encontra a ruína pela dor que o consome por dentro. Ruína esta que lhe concede imortalidade. A arte é uma musa faminta.

*Anedota sobre a sessão em si: Ouvi risos em uma cena de luta entre o protagonista e um policial. O ator, que ganha um close apesar da participação pequena, é um jovem Titus Welliver, mais conhecido como "Homem de Preto" do seriado "Lost". Assim que ouvi estas palavras, pensei "Que viagem!" Bom, se há um filme para "viajar", este é um candidato.


Um comentário:

  1. Muito boa análise, pena que não pude ir à sessão. O cartaz feito pelo Johandson tbm! E anedota final, à guisa de conclusão, foi ótima!

    ResponderExcluir